TUMORES DE FARINGE - Dr André Forster

TUMORES DE FARINGE

Tumores de faringe
Conhecer as partes do corpo onde podem surgir alguns tumores e seus sinais e sintomas é fundamental a todas as pessoas. Nesse contexto disseminar conhecimento faz parte de nossa visão para reduzir morbidade e complicações geradas pelos tumores.

A faringe é a região anatômica posterior à cavidade: nasal, boca e laringe (nosso órgão da voz e de entrada do ar para os pulmões).
Pode ser dividida em três partes distintas:
-  Nasofaringe: região posterior à cavidade nasal, local onde frequentemente se encontra a glândula adenoide, onde tumores nesses local podem gerar obstrução e/ou sangramento nasal, dor de cabeça e dificuldade de respirar.

- Orofaringe: região representada pela base da língua, palato mole, úvula, amigdalas, sendo o local da faringe mais frequente acometida por tumores. Neste local, pode haver dor, dificuldade de alimentação e respiração, assim como alteração da voz. Nódulos cervicais acometidos são frequentes.

- Hipofaringe: localizado no início do pescoço local posterior à laringe, a região é o local de entrada do alimento na deglutição. Neste local uma lesão frequentemente implica dor, dificuldade em se alimentar levando a perda de peso, bem como o surgimento de nódulos cervicais, também ocorre. 

Tumores de faringe, quando em fase inicial (T1 T2), apresentam boa reposta ao tratamento cirúrgico, todavia devido a sua localização mais posterior e um difícil acesso, muitas vezes uma cirurgia de grande porte é necessária para a remoção segura do tumor. 
Quando diagnosticado nessa fase, uma abordagem com auxílio de material endoscópico ou robótico promove redução do porte cirúrgico, obtendo-se excelente resultado, com menor tempo de internação, menor necessidade de traqueostomia, sonda de alimentação, diminuindo a dor.
A consulta com nossa equipe especialista visa oferecer o melhor tratamento oncológico, proporcionando mais qualidade de vida ao paciente.